quinta-feira, 31 de maio de 2012

Colegas, tem um vídeo que eu gosto muito, é leve, divertido e mostra uma forma descontraída de viver... assistam e comentem.... abraço.  Prof.  Carmen .

sábado, 19 de maio de 2012

Tecnologia para deficiente visual

É com alegria que comunico que a minha aluna Bruna recebeu um notebook para usar na sala de aula. Ela estuda no 1ºano do ensino médio e está fazendo o curso normal. Um desafio grande para quem é cega e tem em torno de 20 disciplinas para dar conta na semana.  A escrita e leitura em Braille, apesar da eficiência e agilidade da aluna em fazê-lo, é bem mais demorada e trabalhosa, fazendo com que ela acumule muitas atividades para fazer fora do horário de escola. O notebook agilizará na escrita e na audição de textos usando programas adaptados para deficientes visuais.  Facilitará para a aluna e para os professores que necessitavam  enviar com antecedência  os textos para serem transcrito em Braille e de Braille para tinta.  Também as consultas na internet serão facilitadas. Penso que a tecnologia deve ser usada para a aprendizagem sempre. Para os deficientes é uma ferramente muito importante, estes devem ser qualificados com a ajuda dos professores do Atendimento Educacional Especializado para tirar o melhor proveito deste recurso promovendo conhecimento. 
 Legenda da foto: Momento da entrega  do notebook para a aluna Bruna. Aparecem na fot da esquerda para a direita a prof. Beatris Reckziegel coordenadora da classe especial da 3ª CRE, Prof. Maris Bastos coordenadora geral da CRE, a aluna Bruna, Prof. Carmen Dahlem da Sala de Recursos do Col. Est. Presidente Castelo Branco e Diretora do IEEEM Prof. Neiva Regina de Fraga.