sábado, 19 de maio de 2012

Tecnologia para deficiente visual

É com alegria que comunico que a minha aluna Bruna recebeu um notebook para usar na sala de aula. Ela estuda no 1ºano do ensino médio e está fazendo o curso normal. Um desafio grande para quem é cega e tem em torno de 20 disciplinas para dar conta na semana.  A escrita e leitura em Braille, apesar da eficiência e agilidade da aluna em fazê-lo, é bem mais demorada e trabalhosa, fazendo com que ela acumule muitas atividades para fazer fora do horário de escola. O notebook agilizará na escrita e na audição de textos usando programas adaptados para deficientes visuais.  Facilitará para a aluna e para os professores que necessitavam  enviar com antecedência  os textos para serem transcrito em Braille e de Braille para tinta.  Também as consultas na internet serão facilitadas. Penso que a tecnologia deve ser usada para a aprendizagem sempre. Para os deficientes é uma ferramente muito importante, estes devem ser qualificados com a ajuda dos professores do Atendimento Educacional Especializado para tirar o melhor proveito deste recurso promovendo conhecimento. 
 Legenda da foto: Momento da entrega  do notebook para a aluna Bruna. Aparecem na fot da esquerda para a direita a prof. Beatris Reckziegel coordenadora da classe especial da 3ª CRE, Prof. Maris Bastos coordenadora geral da CRE, a aluna Bruna, Prof. Carmen Dahlem da Sala de Recursos do Col. Est. Presidente Castelo Branco e Diretora do IEEEM Prof. Neiva Regina de Fraga.

4 comentários:

  1. Esta é minha primeira experiência em fazer um Blog. Já fiz postagens no Blog da escola numa página chamada "Sala de Recursos". Agora, com ajuda da minha filha e as orientações do curso de TA conseguimos fazer o que vocês estão vendo. Um abraço. Carmen

    ResponderExcluir
  2. Olá, Carmen.
    Acredito que você seja professora de minha filha, a Camila. No último sábado estivemos na escola para a homenagem às mães e foi comentado que a aluna Bruna recebeu um computador para poder acompanhar as aulas. Também sou sua colega no curso de Mídias Acessíveis. Seu blog está muito bonito e começa com um boa postagem. Um grande abraço e parabéns!

    ResponderExcluir
  3. Carmen, parabéns pela iniciativa do blog.
    Qualquer dúvida nos procure no laboratório da escola.
    Abraços!

    ResponderExcluir
  4. Carmen, parabéns pela iniciativa do blog.
    Qualquer dúvida nos procure no laboratório da escola.
    Abraços!

    ResponderExcluir